segunda-feira, junho 09, 2008

GANHAMOS...UMA EQUIPA

Assistimos no passado sábado a mais uma demonstração de qualidade, raça e união da equipa de todos nós superiormente comandada por Luiz Filipe Scolari.
Admito que até ao jogo de preparação com a Georgia tinha muitas reservas em relação a esta selecção, havia duvidas a mais:vejamos,Ricardo ou Quim;Pepe ou Bruno alves;Moutinho ou Meireles;Simao ou Quaresma;Nuno Gomes ou Hugo Almeida;contudo as minhas grandes reservas estavam na condição de dois jogadores fulcrais como se pode observar neste jogo,Petit e Deco.As minhas duvidas ficaram desfeitas nesse jogo temos um grande meio campo e Moutinho não deve nada a Maniche.
Sábado entramos com o pé direito, iniciamos o jogo a pressionar colectivamente e sem deixar os turcos pensar,jogamos como uma equipa na verdadeira acepção da palavra,soubemos sofrer e assumir o jogo como tinha que ser,sem nunca virar a cara às responsabilidades.
Ricardo esteve seguro,sem grande trabalho apenas teve que estar atento a alguns cruzamentos(Fica uma palavra para Quim,pela época que fez não merecia este desfecho).Bosingwa esteve imperial a defender mas fica a ideia que tem que dosear as saídas para o ataque e arriscar menos no 1x1,ja do outro lado Paulo Ferreira esteve igual a si mesmo,discreto mas eficaz,é de longe a nossa melhor opção para a lateral esquerda.E o que dizer da nossa dupla de centrais,atente-se que só tinham jogado juntos uma vez,daqui a alguns jogos vão ser a melhor dupla da europa,Ricardo Carvalho é o melhor central da Europa e Pepe esteve intratavel tanto pelo ar como por terra cabendo-lhe ainda abrir o placard.
O nosso meio campo fez um grande jogo,como dizem os livros,as defesas ganham campeonatos,mas sem o meio campo nenhuma equipa funciona,Petit esteve sempre no sitio certo,destruiu e virou o jogo com uma precisão incrivel(mostrou ser insubstituivel),Deco foi mágico,que passes e que dribles,sempre com a decisão certa.Moutinho encheu o campo e assistencia do segundo golo foi um momento de rara inspiração.Os nossos alas estiveram discretos mas tanto Ronaldo como Simão arrastaram marcações e abriram espaços importantes para Nuno Gomes.Este,calou muitas criticas,admito que me calou a mim tambem ,fez um grande jogo e deu razão a quem apostou nele.
Fica uma palavra para Scolari pela forma como apostou na mudança do 4x3x3 para o 4x4x2 com Ronaldo e Nani na frente,abriu a equipa para o contra ataque,defendeu com Meira e Meireles e marcou o segundo golo ao cair do pano.
SR Felipão conte com os adeptos de sempre...

3 comentários:

Anónimo disse...

Inicio de Europeu entusiasmante. Portugal mostrou-se muito forte mas ha q ter os pes bem assentes na terra: a Turquia não é um Holanda, Itália, Alemanha ou Espanha... Mas podemos sonhar, pois temos muito valor!

Anónimo disse...

pois a turquia nao é 1 holanda...;)

Anónimo disse...

pois, eu queria dizer uma Yolanda ;)