sexta-feira, novembro 23, 2007

O mundo mudou

Rua Sésamo imprópria para menores

Programa é referência para gerações que cresceram nos anos 70 e 80

As duas primeiras temporadas da Rua Sésamo acabam de ser editadas em DVD nos Estados Unidos com dois avisos: «O conteúdo é para maiores e poderá não ser apropriado para crianças do pré-escolar», noticia o El País.
No primeiro episódio da Rua Sésamo, emitido em Novembro de 1969, uma menina fazia-se amiga de um desconhecido que a convidava para ir a sua casa comer leite com bolachas.
Também há uma cena em que Egas pede a Becas que lhe passe o sabonete enquanto está no banho. Há algum tempo surgiu a polémica sobre se os dois bonecos formariam um par homossexual.
Telespectadores hipersensíveis
«Os telespectadores de hoje tornaram-se hipersensíveis. Os guionistas de Rua Sésamo não tinham segundas intenções. As suas decisões eram tomadas de forma inocente, e só depois foram questionadas quando entraram em jogo as guerras culturais. A sua única condição era fugir da violência e não escrever guiões que pusessem em perigo físico as crianças ao imitá-los», explicou à rádio NPR Daniel Anderson, que aconselhava nos anos 70 a equipa da Rua Sésamo e que hoje trabalha como psicólogo na Universidade de Massachusetts.
Mas segundo a produtora executiva do programa, Carol-Lynn Parente, «há modelos de comportamento de então que hoje não são aceitáveis», declarou ao The New York Times. «Por exemplo, aquele em que o Monstro das Bolachas fumou um cachimbo e depois o comeu».
A versão actualizada do Monstro das Bolachas devora cenouras em vez de bolachas desde 2005.
Recorde-se que há alguns anos acusou-se o personagem Tinky Winky, dos Teletubbies, outro popular espaço infantil, de «promover» a homossexualidade por andar com uma bolsa cor-de-rosa e por ter um triângulo invertido na cabeça.

In 'Portugal Diário'


Sem grandes divagações, até porque o texto vale por si, há algo que é inegável: tempos puros sem segundas interpretações, diferentes de os de hoje. Esta do Monstro das Bolachas comer cenouras é hilária...

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande fonte de conhecimento que foi a Rua Sesamo na minha infancia! Porque será q o Ferrao nunca saia do barril?? Nao tinha pernas? Pintava as unhas dos pés? Na altura nao importava, agora a sociedade ja mudou assim tanto para ja importar? Enfim.. os putos q continuem a ver os desenhos animados japoneses para as chacinas nas escolas nao terminarem..

p9

RF disse...

Dasse. Já não se pode ser criança.